A orientação a dados e as estratégias de marketing

homem sentados com um notebook aberto, com uma tela com gráficos e dados de análise, uma xícara de café a direita

A orientação a dados nem sempre moveu a humanidade. Por muito tempo, vivemos de intuições e experiências – que eram comprovadas a partir do tempo de “casa”, ou tempo de profissão, por exemplo. Quando o marketing digital surgiu, o grande diferencial eram as suas métricas: tudo poderia ser mensurado. Foi a partir dele que se conseguiu compreender toda a jornada do consumidor, passo a passo – desde o primeiro momento em que ele viu o produto online, até quando decidiu fechar a compra.  

No mundo digital, tudo é movido a dados. Uma simples curtida é um dado. Entretanto, é um dado bruto, e é nesse momento que surge a importância do Marketing de Dados.  

Talvez você esteja se perguntando: “mas já existe um outro tipo de marketing?”. Aqui, vamos fazer uma comparação bem simples para explicar melhor:  

O Marketing digital é como se fosse o café bruto – um commodity. O Marketing de Dados, por sua vez, é a própria Starbucks – é a experiência. Desse modo, um não existe sem o outro, mas aquilo que se consegue extrair do Marketing Digital é um produto sofisticado, limpo, pronto para consumo.  

Marketing de Dados consegue transformar todas as curtidas, cliques e outras métricas a partir do cruzamento de três fontes de informações: dados sociais (mídias digitais), dados da empresa e dados das coisas. Se o Marketing Digital te dá os sapatos, o Marketing de Dados te dá o caminho – por isso que falamos de um marketing “com orientação a dados”.  

Com as informações organizadas e bem tratadas, é possível criar uma estratégia mais assertiva e com um custo reduzido. Quando se tem informações úteis e sistematizadas, o trabalho de prospecção, conquista e venda é simplificado, resultando em maiores ganhos para sua empresa. Afinal, os custos serão alocados de forma mais inteligente, nos lugares certos, para as pessoas certas.  

Diferentemente da publicidade tradicional, o marketing digital permite a orientação baseada em números – que precisam ser bem interpretados. Por isso, todo e qualquer investimento em sistemas ou profissionais que trabalhem com esse tipo de interpretação será um grande avança para sua empresa otimizar os resultados. 

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