Conhecida como “a rede social de áudios”, o ClubHouse pode se estabelecer como um importante canal para as estratégias B2B. Um dos motivos para isso, é que as salas virtuais são preenchidas por debates que valorizam a construção de relacionamentos – algo indispensável para os negócios B2B.
Hoje, as redes sociais são importantes canais de contato com os potenciais clientes. Entretanto, é preciso compreender alguns fenômenos para decidir as melhores maneiras de se conectar a essas pessoas. Pensando nisso, a jornalista Ashley Carman quis se aprofundar no seguinte questionamento: como o aplicativo consegue envolver milhões de pessoas para passar o tempo falando com estranhos?
Segundo ela, “a maioria das pessoas faria qualquer coisa para não olhar para uma tela mais do que já fazem”.
Nas estratégias B2B, é preciso abrir espaço para o diálogo. Ou seja, é preciso se conectar com os potenciais clientes de maneira fluida, agregando valor à conversa. Se as pessoas estão buscando conexões mais verdadeiras através da voz, é preciso estar nesse meio.
E ainda que hoje o ClubHouse esteja disponível apenas para o sistema iOS, segundo o CEO Paul Davison, dentro dos próximos meses a rede social já estará disponível para os dispositivos Android.
Como utilizar o ClubHouse na estratégia da sua empresa?
O ClubHouse atualmente funciona apenas por indicações. Ou seja, apenas participantes cadastrados na plataforma podem enviar convites para outras pessoas se cadastrarem.
As salas de bate-papo funcionam com temas específicos de discussão, que são sugeridos ao usuário no momento do cadastro. Ao entrar na rede, é preciso escolher um chat, do qual você fará parte como ouvinte. Caso queira falar, basta pedir a palavra através de um botão no app. Se o moderador permitir, você poderá participar da conversa.
Além disso, é possível criar um evento pela plataforma, com data e hora marcada. Nesse ponto, as empresas B2B podem ganhar espaço, organizando eventos com conteúdo relevante. Afinal, através desses eventos, é possível criar uma audiência fiel, que consuma os conteúdos disponibilizados pela sua empresa.
O fenômeno da conexão por voz
Não é tão recente esse tipo de conexão digital via voz. O próprio Whatsapp, quando liberou o recurso, ganhou grande adeptos. Entretanto, o ClubHouse foi o responsável por fazer essa conexão por voz ganhar espaço e tomar o gosto das pessoas e das empresas.
No mundo B2B, apesar de se tratar de relacionamentos empresa-empresa, estamos falando com pessoas. Elas precisam conquistar influência e confiança sobre os temas abordados e que de certa forma refletem os serviços e produtos que suas empresas oferecem e, para isso, é preciso acertar no tom e relevância do conteúdo.
Durante a pandemia, a interação humana está sendo cada vez mais digitalizada, e os eventos presenciais, por exemplo, perderam força. Entretanto, essa conexão digital por voz pode abrir espaço para que grandes palcos de conferências sejam abertos e uma nova forma de interação, mais humanizada ainda que por meio de um canal digital, seja estabelecida.
Ao participar dessas conversas, a marca da sua empresa ganha reputação e se aproxima de potenciais clientes. Além disso, ela pode se posicionar como referência em determinado assunto, facilitando a lembrança de marca.