Marketing B2B em 2021: os aprendizados de 2020 

Computador com visão Top View e uma xícara de café do lado, com um desenho de polegar apontado pra cima, fazendo um legal

Em 2020, o mundo viveu uma experiência nunca antes imaginada. Todas as áreas da vida humana sofreram alterações e as rotinas passaram por uma reorganização. Para o marketing B2B isso não foi diferente. 

Muitas empresas precisaram fechar suas portas físicas para se abrirem ao mundo virtual. Se, antes, havia conversas de corredor sobre a transformação digital, em 2020 foi preciso colocar isso em prática. A partir dessas reformulações, modificou-se a maneira de se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros. E no mundo B2B, relacionamento é a chave do sucesso. 

É preciso, portanto, saber como se posicionar nos canais digitais, para que as interações não sejam comprometidas, e o relacionamento abalado. 

Por isso, em nosso primeiro artigo em 2021, separamos alguns aprendizados de 2020, listados* por alguns dos maiores especialistas em marketing do mundo. Mas antes de seguir com os seus insights, trazemos uma reflexão:  

Em uma economia cada vez mais digital, será que a sua empresa está se comportando de forma humana? 

Se em 2020 tivemos a ascensão das tecnologias digitais, em 2021 não podemos deixar de lado as características humanas, que fazem com que os nossos relacionamentos sejam proveitosos. É fato que, nas áreas comerciais, de vendas B2B, a experiência humana a partir de canais digitais se torna um desafio ainda maior. Mas quem souber administrá-lo, conseguirá se destacar e se manter relevante para os clientes. 

  • Annabel Rake, CMO da Deloitte no Reino Unido e Norte do Sul da Europa 

“O desafio para os profissionais de marketing B2B em 2021 será equilibrar a experiência física e digital da marca. Em 2020, o marketing B2B mudou fundamentalmente para o engajamento virtual; as equipes deram o seu melhor em novos eventos online, webinars e podcasts para continuar a envolver e apoiar seus clientes durante a pandemia. 

Em 2021, embora o lançamento da vacina ofereça esperança de um retorno aos eventos físicos e reuniões, muitas experiências virtuais permanecerão. As pessoas passaram a valorizar a flexibilidade que as experiências on-line oferecem – permitindo que acessem a experiência de qualquer lugar e, muitas vezes, sob demanda.

Como você incorpora a experiência humana nisso será fundamental, e como você faz isso de uma forma significativa e combinada com experiências físicas será fundamental para os profissionais de marketing B2B no próximo ano.” 

  • Henk Campher, vice-presidente de marketing corporativo da Hootsuite 

“Já experimentamos a onda de choque inicial do COVID-19, sinalizando um momento crucial para os profissionais de marketing aprimorarem as habilidades que vão além da execução tática. Portanto, é crucial incorporar um verdadeiro entendimento da dinâmica de mudança das relações com o cliente, e aqueles que percebem que a nova “rua” é a mídia social prosperarãoO verdadeiro sucesso virá para os profissionais de marketing que não negligenciarem estratégias de longo prazo para ganhos de curto prazo. 

Durante toda a pandemia, a aquisição de clientes e o ROI de curto prazo têm sido uma prioridade para os profissionais de marketing – um foco que foi apontado por 73% como o principal resultado para o ano. 

A longo prazo, é vital que sejam feitos investimentos em estratégias de crescimento, tanto na construção da marca quanto na experiência do cliente. O social é um canal crucial no qual as marcas podem fazer entregas, pois permite que elas entendam a dinâmica de mudança das relações com os clientes e se conectem com eles em uma base um a um. 

Embora o foco transacional tenha mantido muitos negócios à tona este ano, os profissionais de marketing de sucesso usarão canais online para construir trajetórias de crescimento de longo prazo em 2021 e além.” 

  • Mercè Cozens, fundadora e consultora líder da Think Beyond 

“Acredito que 2021 seja o ano em que o marketing baseado em contas (ABM) finalmente atinge uma massa crítica. Uma primeira experiência digital nem é preciso dizer. O crescimento adicional virá por meio de parcerias e de maior eficácia de marketing para que os CMOs tenham as ferramentas para cumprir suas metas de marketing. “ 

De acordo com os especialistas, os canais digitais precisam se tornar cada vez mais humanos e alinhados ao público da marca. Isso torna a empresa mais humana ainda mais preocupada com o que realmente importa no mundo B2B: relacionamento, mas atrelado totalmente aos canais digitais 

Quer saber como transpor a sua empresa para os canais digitais através de estratégias alinhadas ao seu propósito? Entre em contato e saiba como podemos ajudar. 

 

*Fonte: https://www.b2bmarketing.net/en-gb/resources/blog/12-predictions-b2b-marketers-are-making-2021  

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