O Funil Outbound e como ele pode ajudar sua estratégia Inbound

O modelo de vendas mudou muito nos últimos anos. Hoje, as estratégias andam muito mais alinhadas e, para ajudar na prospecção ativa, existe o Funil Outbound. Mas o que é isso? 

Antes de iniciar essa definição, vamos partir do básico: a diferença entre Inbound e Oubound Marketing. 

Inbound, ou o marketing de atração, é uma estratégia pouco invasiva, que parte de gatilhos de conteúdo para atrair possíveis clientes. Através de e-mails, blogs e posts em redes sociais, os leads (pessoas com propensão a se tornarem clientes), avançam na jornada de compra até levantarem a mão para alguma oferta. Em outras palavras, não existe uma intervenção  comercial logo no primeiro contato, mas a pessoa procura pela solução e encontra o conteúdo que pode resolver o seu problema naquele momento. 

Nesse caso, a interação é uma via de mão dupla: a empresa dá os conteúdos e as pessoas dão atenção e informações específicas (como nome e e-mail) para construírem relacionamento. 

Já na jornada do Outbound, a prospecção é ativa. Ou seja, ao invés de aguardar um lead chegar até o time de vendas, é o próprio time que vai a campo. 

O funil outbound 

O funil outbound se caracteriza por 3 fases principais:  

Captação: quando o time comercial busca leads através de plataformas de automação, ou de banco de dados já pré-selecionados. 

Conexão: após a captação de acordo com o ICP (Ideal Customer Profile), existem as tentativas de conexão, que se dão pelos contatos – seja via fluxo de e-mails ou já através de um vendedor. 

Qualificação: a última etapa, para definir se o lead está pronto para fechar negócio ou não – também definida com a ajuda de um vendedor. 

Durante essas etapas, é possível identificar semelhanças entre o inbound e o outbound. Por exemplo: no início, é necessário chamar atenção de alguém (seja através de um material ou de uma conversa ativa). Após essa etapa, é necessário engajar os leads para saber se eles estão prontos ou não para receber uma oferta. 

Dito isto, será que o funil de outbound não poderia andar em paralelo ao funil de inbound? Sim! E é isso que chamamos de funil em Y.  

Funil em Y 

O funil em Y é uma estratégia utilizada para aproveitar o melhor do inbound e do outbound marketing. Ao aliar as duas estratégias é possível conseguir novos negócios, ainda mais vantajosos. 

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa através desse funil? Entre em contato com a gente! 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *