PMEs de TI devem engajar seus clientes através de vídeos

Pequenas e médias empresas (PMEs) de TI têm mais uma maneira de engajar seus clientes: o vídeo. Essa é a mídia mais consumida no mundo inteiro. Só no Brasil, em 4 anos, o consumo de vídeos na internet cresceu 135% segundo o Video Viewers 2018. Nessa pesquisa, também se descobriu que 75% das pessoas que assistem vídeos usam o smartphone para isso.  

A partir dessas informações, já podemos começar a traçar algumas estratégias de como engajar os seus clientes através dos vídeos. Inicialmente, é preciso lembrar que a sua empresa não será a pioneira na produção desse formato. Por isso, sempre que pensar em criar conteúdo, pense nos seus concorrentes: como eles estão se comunicando? Quais são seus pontos fortes? Onde falham? Através dessas simples perguntas já será possível delimitar o que fazer e o que não fazer durante a produção do seu conteúdo.  

Outro aspecto muito importante de se ter em mente é a organização do cenário onde o vídeo será gravado. Antes mesmo de começar a escrever um pequeno roteiro do que será explicado, organize o espaço:  

  • Prefira usar as cores da sua empresa em detalhes da roupa ou mesmo em objetos que possam estar a sua volta.  

  • Fique atento à iluminação e ao enquadramento para que o vídeo não saia muito escuro, ou muito claro, e para que a câmera não trema.  

Quando for estruturar a parte de conteúdo, se coloque no lugar do seu cliente: o que ele gostaria de ver? Geralmente as pessoas que buscam por vídeos na internet estão à procura de entretenimento ou de soluções. Portanto, fique atento às tendências e ao formato de vídeo de cada rede social e adeque a linguagem ao seu público.  

Além disso, tente eleger um representante da sua marca nas redes sociais. Pode ser alguém do seu time que fala muito bem e é solto na frente das câmeras, ou mesmo um pequeno influenciador/creator que pode se tornar o “garoto propaganda” da sua marca. Essa estratégia serve para que, sempre que essa pessoa for vista, sua marca seja reconhecida. Nesse sentido, vídeos que expliquem a solução de problemas simples são uma boa escolha para que a sua empresa seja vista como útil nas redes – gerando assim, um maior engajamento dos seus clientes. Isso é muito importante para PMEs de TI. 

Caso você não encontre alguém para representar sua marca nas redes (e você mesmo não queira abraçar este papel), outra alternativa é se utilizar de vídeos explicativos com ilustrações e textos. Entretanto, será preciso uma produção mais rebuscada, principalmente na hora da edição, para que o conteúdo não se torne monótono ou antiquado.  

Independentemente da sua escolha, conte conosco para desenvolver as melhores estratégias de engajamento para as suas redes sociais. Se você representa PMEs de TI, entre em contato e saiba como podemos ajudar.