Profissional SDR: a importância dele para o seu negócio 

mulher loira, blusa azul marinho, sentada em um café com um notebook aberto, com um sorriso olhando para a foto

O profissional SDR (Sales Development Representative) é aquele que vai ter o primeiro contato com os seus leads, para classificá-los como qualificados ou não para o seu negócio. Geralmente esse profissional é muito requisitado em transações B2B, pois otimizará o tempo do vendedor – quem realmente fechará a compra – possibilitando que ele estude o cliente certo.  

Essa é a definição mais simples de SDR e, possivelmente, você pode se perguntar: “mas esse trabalho não é função dos vendedores?”. Nesse momento, é preciso ter em mente a diferença entre prospecção e vendas, afinal, ter um lead não significa ter uma venda.  

Vantagens de ter um SDR em operação B2B:  

  • O SDR consegue segmentar o público-alvo e trazer novas oportunidades;  
  • Leads mais qualificados na base do seu funil de vendas;  
  • Aumento na taxa de conversão, devido ao conhecimento prévio do vendedor sobre o prospect;  
  • Vendedores focados na efetivação das vendas – e não em prospecção;  

Assim, o profissional SDR serve como filtro, de forma que o lead, ao chegar no vendedor, seja o mais qualificado possível – estando pronto para realizar a compra do produto/serviço da sua empresa. Afinal, quando o SDR entra em contato com o lead, o foco inicial não é a venda – mas sim a definição de um perfil: qualificado ou não. Tenha sempre em mente que o papel do SDR é ser uma ponte entre o cliente e o vendedor.  

Quando um vendedor tem sua performance garantida pelo SDR, ele:  

  • Se prepara para conhecer o cliente de forma mais profunda;  
  • Consegue fechar as vendas de forma mais rápida, pois o cliente que chega até ele já está num estágio avançado da sua decisão de compra;  
  • Tem um ticket de venda maior, pois receberá empresas que necessitam fortemente da sua solução e que podem comprar os planos mais completos;  

Apesar de tudo, a adoção de um SDR em uma estrutura deve ser realizada no momento certo. Se você ainda está estruturando o seu processo de vendas e descobrindo as suas taxas de conversão, talvez seja melhor esperar um pouco e aprender mais com a experiência. O SDR será essencial quando a sua equipe de vendas já for produtiva e tiver um grau de maturidade que necessite de um.  

Se precisar de ajuda ou se quiser discutir melhor sobre esse assunto, conte com Agência Manti para esclarecer qualquer dúvida. 

 

Compartilhe este post