Quais as melhores táticas de marketing para empresas B2B?

Muitas empresas B2B, com seus serviços robustos e complexos, acabam se perdendo um pouco ao desenvolver suas estratégias de marketing.  

Um dos motivos para isso acontecer, é que os gestores de marketing e vendas ainda não compreendem a maneira certa de conversar com outras empresas. Muitos deles, presos à ideia da necessidade de ser onipresente, acabam se instalando nas diversas redes sociais, apenas para estarem na mídia. Mas essa estratégia não funciona plenamente. Afinal, no mercado B2B, assim como o B2C, é preciso estar no lugar certo, na hora certa. 

É o relacionamento com os potenciais clientes que vai fazer a diferença. Isso significa que é preciso investir em conteúdo de qualidade.  

No B2B, os compradores são muito mais propensos a acreditar em fornecedores que conhecem os desafios específicos do seu mercado. Portanto, conhecer a fundo as dores dos ramos que se pretende atingir faz toda a diferença. Além disso, ter a linguagem adequada, que seja de fácil compreensão. Sendo assim, chegamos a algumas principais táticas para ajudar no desenvolvimento dessas estratégias: 

  • Simplificar a abordagem 

Muitos líderes de negócio sabem o que precisa ser melhorado, mas muitas vezes não estão acostumados com uma linguagem altamente técnica. Entretanto, se forem abordadas as dificuldades do seu negócio, a comunicação se torna mais fluida e mais interessante. Ao abordar como a sua solução pode resolver determinado problema, a mensagem é simplificada e a compreensão – e consequente venda – é atingida. 

  • Focar nos canais certos 

Além da linguagem descomplicada, é importante saber onde estão os seus potenciais clientes. Não adianta estar em todos os lugares ao mesmo tempo, apenas replicando informações para quem quiser ouvir. Por isso, esteja em poucas redes, e comunique-se adequadamente em cada uma delas. 

  • Promova eventos 

Mesmo durante a pandemia, os eventos online têm se mostrado uma ótima alternativa para desenvolver relacionamentos, por mais desafiador que seja atrair audiência nesse momento que vivemos. São eles que estão garantindo a troca de experiências e a construção de novas oportunidades de negócio. 

  • Invista em estudos de caso 

65% das empresas B2B escolhem o estudo de caso como um tipo de conteúdo completo para mostrar as vantagens de contratar as soluções da empresa. Nele, é possível conhecer exemplos de sucesso, depoimentos de clientes satisfeitos, desafios e barreiras superadas. Ao contar uma história como essa, fica mais fácil se aproximar de quem tem as mesmas dores. 

  • Desenvolva infográficos e materiais ricos 

Infográfico e ebooks são alternativas visuais de alto impacto na comunicação B2B. Quando bem estruturados, eles se tornam uma boa isca para iniciar um relacionamento com um possível cliente. 

Quer conhecer mais estratégias para alavancar suas estratégias de marketing B2B? Entre em contato com a gente e conheça como podemos ajudar. 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *