Quais são as melhores redes sociais para os negócios B2B?

As redes sociais para o mercado B2B são importantes ferramentas de construção de relacionamento e reputação de marca. Mas antes de começar a construir presença em todas elas, procure compreender em quais realmente faz sentido a sua marca estar atualmente. 

Diferentemente do mercado B2C, as redes sociais devem estar presentes na estratégia de comunicação de maneira constante, reforçando a mensagem das marcas. Ou seja, mais do que campanhas esporádicas destacando produtos e serviços, é preciso se comunicar com o público-alvo de maneira contínua e efetiva, levando a eles mensagens relevantes e que ajudem na construção da sua reputação. 

Para que isso aconteça, é indispensável conhecer bem o seu ICP (perfil de cliente ideal), ou seja, o tipo de pessoa que compra o serviço prestado pela sua empresa. E a partir dessa definição construir um calendário de conteúdos relevantes para eles 

Identificação do seu ICP – Ideal Customer Profile (Perfil de cliente ideal) 

Identificar o seu ICP é bastante importante para elaborar os pilares da comunicação da empresa, reforçando a estratégia de construir relacionamento. 

Quando seu personagem é criado, é possível compreender as dores, preferências e dificuldades dos clientes, podendo criar mensagens específicas para seus interesses. 

Após essa definição de quem é o seu alvo, vamos definir onde o seu alvo se encontra. E é nesse momento que se define em quais redes sociais é preciso estar para se relacionar com ele. 

Redes sociais para B2B 

De uma maneira geral, muitas empresas aderem somente ao Linkedin por se tratar de uma rede profissional e B2B. Muitos gestores se perguntam sobre a efetividade das outras redes sociais no relacionamento B2B e nessa hora é preciso lembrar que os gestores de negócios que estão no Linkedin, também estão em outras redes, afinal o negócio é B2B mas as relações sempre são B2Humans 

Facebook 

O Facebook continua sendo uma rede social de grande relevância, principalmente para as pessoas mais maduras. Apesar de ser uma rede voltada para relacionamentos pessoais, não se pode deixá-la de lado. Nesse ambiente, as pessoas estão conversando com outras, mas sem nunca esquecer dos seus objetivos profissionais. Por isso, é importante garantir a presença da sua empresa por lá. 

Twitter 

Por se tratar de uma comunicação breve e com um perfil de rápida atualização, o Twitter é uma das redes sociais preferidas pelos executivos. Os conteúdos de nicho, as atualizações jornalísticas e os influenciadores das áreas de negócios e financeira costumam estar presentes com fortes opiniões. Por isso, a sua empresa precisa abrir um espaço na estratégia de comunicação e garantir a presença do Twitter. 

LinkedIn 

O LinkedIn, como já foi comentado, deve ser considerado como uma das principais redes no relacionamento B2B. Pelo seu caráter profissional, é o lugar certo para quem deseja ter mais retorno na divulgação de uma empresa que trabalha nesse mercado. 

Instagram 

A rede social em que muitas pessoas se encontram também é um local de comunicação da sua marca. Por isso, ainda que sua empresa não tenha o Instagram na estratégia principal, é importante estar presente nesta rede. 

Quer conhecer mais sobre como a sua marca B2B pode se posicionar no mundo digital? Entre em contato com a gente! 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *